Todas as metas e planos elaboradíssimos não adiantarão se você não conseguir implementá-los e pior, se no final do dia, se sentir exausto ao constatar que não conseguiu fazer nem a metade das tarefas programadas. Para evitar esta situação, planeje para que as distrações não lhe impeçam de atingir as metas.
Além disso, sua principal função é fazer o seu superior parecer bem frente aos seus pares e para que isso aconteça, as metas atingidas são importantes, mas também a sua contribuição nas soluções dos problemas que ele está resolvendo ou prevenção dos que surgirão por causa das fragilidades ou ameaças futuras.
4 orientações básicas
- Como lidar com tarefas complexas: divida os objetivos em metas mais alcançáveis e marque um tempo de conclusão para cada etapa. Elimine as distrações até completar a tarefa. Use a técnica do Pomodoro e outras técnicas de aumento da produtividade.
- Como contribuir com o seu superior: quando alertar sobre um problema, sugira possíveis soluções. ajude a coordenar algum projeto importante para ele; seja autônomo (a), delegue suas principais metas para a sua equipe para ter tempo livre para apoiá-lo. Seu superior será mais feliz quanto mais você resolver seus próprios problemas com a mínima intervenção dele.
- Pare de reclamar – quando o orçamento cai pela metade e as metas continuam as mesmas, não adianta reclamar se esta foi uma diretriz da empresa. Veja como uma oportunidade de ser inovador, resiliente e adaptável às novas circunstâncias.
- Articule o seu pensamento – evite ser interrompido durante uma fala ou exposição de ideias com pedidos de esclarecimentos porque deu informação demais. Faça um mapa mental dos pontos principais. Comece analisando com quem você está falando ou quem é a sua audiência para calibrar o grau de aprofundamento do assunto.