Trabalho de Casa – Organize o seu espaço para aumentar a sua produtividade.

Se você está gostando de Trabalhar de Casa é porque você “estendeu a sua mente”, ou seja, criou um espaço ao seu redor que favorece a concentração. Se você não está se adaptando, experimente estas modificações no seu Home office:

  • Fique só com o que precisa usar- pegue cada objeto ao seu redor e pergunte-se: eu realmente preciso disso? Pense se você pode precisar dentro de 06 meses ou um ano, caso contrário, retire de perto de você.
  • Todos os objetos ao seu redor são organizados pelo uso frequente:
  1. a) uso não frequente, guarde em um armário ou estante próxima. Longe da sua vista.
  2. b) uso frequente- separe baseado no tipo de tarefa que você precisa realizar. Separe os objetos por categorias: Cadernos, Livros úteis, livros de consulta, material de escritório dentro de caixas etiquetadas, calendários etc., tudo em seu respectivo lugar.
  • Visualmente, tudo precisa ficar organizado. Não deixe fios soltos, organize e coloque etiquetas com a função em cada um. Invista em iluminação e em espaço apropriado e conforto, principalmente no monitor e na cadeira.
  • Coloque alguns poucos objetos bonitos que sirvam de inspiração e motivação e lembranças de bons momentos.

 Depois que organizou os equipamentos que mais gosta ao seu redor, tente conseguir o item mais desejado para quem trabalha de casa, privacidade.  Em pesquisas recentes, descobriu-se que a mais importante forma de controle sobre o seu espaço de trabalho é a autoridade que mantem de quem entra e sai, então tente conseguir um espaço, por menor que seja com porta que possa ser fechada em sua casa.

Se você seguir estas orientações, conseguirá um pensamento mais claro porque foi capaz de criar um ambiente cognitivo, às vezes até melhor que no trabalho presencial.

Como fazer uma boa limpeza física: Define uma área (da estante, do armário ou de uma gaveta) e retire tudo. Vai aumentando a área de limpeza aos poucos. É como estivesse fazendo uma mudança.

  • Limpe o local
  • Descarte os objetos que não voltarão porque não foram úteis. Se você tiver “paixão” ou apego pelo objeto, você pertence a ele e não ao contrário.
  • Reintroduza os poucos objetos úteis de maneira que você veja cada objeto com espaço livre ao redor dele.
  • Não introduza nada novo pelos próximos 90 dias.