5 estratégias para se criar relações saudáveis no ambiente profissional.
Desde os tempos das cavernas que sabemos que ao criarmos laços de camaradagem e amizade com as pessoas ao nosso redor, as nossas oportunidades de sobreviver são aumentadas. Hoje em dia não temos mais cavernas, mas temos empregos e a habilidade de criarmos uma rede de relacionamentos saudável é ainda mais valorizada, principalmente com nossos superiores e pares no ambiente profissional.
Como você pode aumentar as suas oportunidades de tornar a sua vida profissional mais fácil, gratificante e recompensada financeiramente? Experimente estas sugestões:
- Assuma a responsabilidade tanto do sucesso quanto do fracasso. — Superiores sabem que podem confiar em nós quando alertamos tempestivamente do fracasso de algo e quando nós sabemos apontar a diferença que fez a diferença no caso do sucesso.
- Faça perguntas específicas. – Demonstra que quando você desconhece algo, além de uma avaliação honesta do seu conhecimento, você quer compreender mais do assunto. Se for em uma tarefa delegada, significa que você quer saber o que precisa ser feito para concretizar o objetivo; se em uma reunião ou apresentação, você está demonstrando uma escuta ativa, habilidade altamente apreciada no mundo corporativo.
- Leve os seus intervalos durante a jornada de trabalho presencial a sério. – Seus líderes preferem ver você levando a sua saúde a sério, recarregando as suas energias e refrescando a sua mente do que sentado (a) na sua mesa de trabalho durante todo o tempo.
- Mostre que você quer adquirir novos conhecimentos. – Faça cursos, palestras e seminários porque seus superiores sabem que o seu conhecimento adquirido vai acrescentar valor aos seus resultados a longo prazo.
- Aprenda a linguagem de seu superior direto — aprenda como ele (a) gosta de receber informação, se é oralmente ou por escrito? Por aplicativo? Por e-mail? Demonstre que você se importa que a comunicação entre vocês seja fluída.